Alunos: Alana Raquel, Camila Oliveira,
Letícia Santos, Igor Barbosa,
Pedro Henrique e Rodrigues Mendes
Serie: 1° ano EM Turma: Branca Turno: Manhã
Disciplinas: Produção Textual, Análise Linguística e Literatura
Professores - Orientadores: Augusto Lima, Conceição Ferreira e Wanda Patrícia
Contando e Cantando Luiz Gonzaga
Campina Grande, 2012
Objetivo geral
Promover a valorização da cultura nordestina, através de pesquisas e produções, tendo como base teórica o Centenário de Luiz Gonzaga.
Objetivos específicos
• Descrever a vida e obra de Luiz Gonzaga o nosso Rei do Baião;
• Descrever as principais características da cultura nordestina;
• Avaliar as músicas de Gonzaga tomando como base os principais problemas da região nordestina, tais como a seca e o êxodo rural;
• Criar um blog que relate todo o nosso projeto e de uma forma mais interativa proporcione um auxilio no aprendizado de nossos colegas de classe acerca do tema abordado.
• Criar um blog que relate todo o nosso projeto e de uma forma mais interativa proporcione um auxilio no aprendizado de nossos colegas de classe acerca do tema abordado.
Justificativa
Luiz Gonzaga nasceu na fazenda Caiçara, terras do novo Exu, sertão de Pernambuco. Filho de Januário e Santana, Gonzagão nasceu dividido entre a enxada e a sanfona. Foi observando seu pai Januário a tocar e consertar sanfonas velhas que lhe despertou o interesse por tal instrumento.
E foi tocando em bailes e forros que sua carreira começou. Autentico representante da cultura nordestina mesmo se apresentando aos “sulinos” manteve-se fiel as suas origens.
E é em ritmo de forro comemorando o centenário de Luiz Gonzaga que iremos contar a historia do nosso Rei do Baião.
Metodologia
A primeiro momento desenvolvemos o projeto em sala de aula com base nas nossas pesquisas sobre a historia do Rei do Baião, o ilustre Luiz Gonzaga.
Com isso fomos enriquecendo os nossos conhecimentos não só em relação a Luiz Gonzaga, mas também em relação as suas músicas que retratavam o nordeste em seus aspectos físicos, humanos e culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário